O que começou no mundo da moda como uma maneira divertida de adicionar um toque de cor a uma roupa se transformou na mais recente tendência de design de interiores. A teoria do "vermelho inesperado" está tomando conta das mídias sociais e, embora a cor seja atemporal, o vermelho está sendo notado pela maneira como parece combinar com tudo e qualquer coisa sem esforço.
Sabemos que é o tom mais dramático e uma cor estimulante que desperta emoções e cria uma sensação de movimento onde é aplicada. Frequentemente associado a sentimentos como paixão, emoção e energia. Separamos abaixo algumas dicas para que você possa aprender como animar seu espaço e incorporar o vermelho em seu lar!
Unexpected Red Theory é um termo recentemente cunhado pelo designer Taylor Migliazzo Simon, do Brooklyn, no TikTok. Ele descreve o fenômeno de design de interiores pelo qual adicionar um toque de vermelho melhora instantaneamente a aparência de qualquer espaço, especialmente em lugares onde não deveria necessariamente fazer sentido.
Por que isso funciona?
Vermelho é uma das cores mais visíveis no espectro de cores, ele pode instantaneamente chamar sua atenção e imbuir energia em um espaço. Adicionar um pouco do 'inesperado' pode fazer um espaço parecer imperfeito e interessante e, portanto, menos artificial e sério.
A cozinha é um ótimo lugar para brincar com o vermelho, incorporando a cor nos eletrodomésticos, utensílios ou até mesmo um backsplash ousado. Ele adiciona um elemento lúdico e convidativo ao coração da casa.
Adicionar um acabamento de cortina vermelho ou um tecido estampado com esse tom vibrante pode ser revigorante, fazendo com que o ambiente pareça aconchegante e completo.
E que tal criar uma parede de destaque?
Escolha o cômodo certo na sua casa e então encontre seu tom ideal. Pinte uma parede em um tom vermelho forte para criar um ponto focal no cômodo, combinando com móveis neutros para equilibrar a vibração e criar um contraste marcante.
Incorpore luminárias vintage ou antigas!
Só porque a teoria do vermelho inesperado é um termo novo não significa que você não pode adotá-lo escolhendo peças antigas. O vermelho é atemporal, então é provável que você encontre luminárias lindas em uma variedade de tons.
Adicionar móveis vermelhos é exatamente o tipo de escolha ousada que vale a pena se você está tentando animar um ambiente. Incorpore uma peça de mobiliário vermelho, como um sofá ou poltrona, para adicionar um toque de cor e personalidade ao seu espaço de convivência. E se você não estiver pronto para se comprometer com um sofá vermelho vibrante, opte por um com estampa ou almofadas e mantas vermelhas.
Você também pode renovar o quarto de uma criança, uma vez que as cores primárias evocam a infância. Então, adicionar uma cômoda ou guarda-roupa vermelho brilhante ao quarto de uma criança pode trazer diversão ao espaço. Misturando-o com outras cores primárias, ele pode evocar uma sensação de brincadeira e alegria.
Perceba como pequenos detalhes também fazem toda a diferença, como nessas ferragens do banheiro ou um lampejo inesperado na sala de estar.
E aí, está pronto para experimentar um toque de vermelho onde você menos espera?
Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design