Combinar estilos é uma solução bastante eficiente para quem mora em algum lugar compartilhado e precisa de um meio termo na decoração.
E quem mora sozinho também pode encontrar a solução quando gosta de mais de um estilo.
Fazer combinações exige um equilíbrio entre cores, móveis, texturas e acabamentos. Pode parecer complicado, mas fica bem mais fácil quando você entende como todas essas coisas funcionam em conjunto.
Confira algumas dicas para acertar na sua combinação:
TENHA UMA PALETA DE CORES DEFINIDA
Usar as cores de um jeito coerente na decoração faz o ambiente inteiro parecer equilibrado. Elas são tão poderosas que conseguem fazer até as peças mais diversas conversarem entre si, incluindo móveis, tecidos e itens de decoração.
Quem divide a casa com alguém que tem um gosto completamente diferente nas cores também consegue entrar em acordo: aplique a paleta mais neutra como base (nas paredes, piso e móveis maiores), e complete o ambiente com os toques da cor mais intensa nos detalhes.
Fonte: Pinterest
PENSE NOS MÓVEIS PRIMEIRO
Como os móveis são as peças maiores, é por eles que você deve começar a pensar. Na hora de começar a fazer combinações, preste atenção no peso visual e tamanho das peças.
Por exemplo, se você está decorando o quarto e não tem dois criados-mudos iguais, use itens diferentes, mas garanta que ambos tenham a mesma proporção.
Fonte: Decoist
ENCONTRE EQUILÍBRIO
Combinar estilos na decoração também requer equilíbrio na disposição de objetos. Uma boa regra para lembrar é: tudo precisa de um par.
A regra diz que é interessante repetir as características de um item em pelo menos mais alguma parte do ambiente. Alguns exemplos práticos são:
- Usar o mesmo tom de madeira na mesa lateral e na de centro;
- Ter a mesma cor na manta de sofá, nas cadeiras de jantar e nas pinturas;
- Colocar molduras de formatos diferentes na parede, mas com a mesma cor.
Fonte: Laurel and Wolf
USE O ITEM ÚNICO COMO PONTO FOCAL
Tem alguma peça que aparentemente não combina com o resto da decoração? Ao invés de tentar escondê-la, tente usá-la como ponto focal do cômodo.
Um bom exemplo seria aquele quadro que não combina com nada ou é grande demais em comparação com os outros elementos. Apenas pendure na parede e deixe-o brilhar.
Fonte: Homedit
Gostou das dicas para combinar estilos na decoração?
Fique sempre ligado no Blog da Lopes para estar atualizado das novidades.
Matéria: Blog da Lopes + Inside Arquitetura & Design
Comments