Tentar repetidamente (e falhar) ter uma ótima noite de sono pode ser incrivelmente frustrante. Quer você tenha tentado colocar uma roupa de cama refrescante, banir seus eletrônicos, escolher a playlist de ruído branco ideal ou até mesmo pintar suas paredes de um tom escuro, algo sempre está errado.
Com a rotina atribulada e o estresse diário, é possível que seu ritmo circadiano esteja desequilibrado. Neste ponto, você provavelmente está disposto a tentar qualquer coisa. E se você não considerou mudar a posição da sua cama de acordo com os princípios do Feng Shui, talvez seja hora de dar uma chance.
O Feng Shui, antiga arte chinesa que promove equilíbrio e bem-estar ao harmonizar as pessoas com seus espaços, tem sido uma aliada de quem busca paz e prosperidade dentro de casa. No quarto, aplicar essa técnica vai além de apenas escolher uma paleta de cores suaves, evitar espelhos ou adicionar um tapete aconchegante – a disposição dos móveis, especialmente da cama, é fundamental para criar um ambiente que acolhe e acalma.
Continue lendo para descobrir como posicionar a cama de acordo com o Feng Shui e trazer uma energia mais leve e tranquila para o seu sono.
A posição da sua cama pode ser mais importante do que você pensa. De acordo com os princípios, movê-la para uma posição ideal pode te ajudar a ter uma noite de sono melhor, menos estresse durante o dia, adormecer e acordar mais facilmente, estabilizar seu humor e sentir mais calma.
Sempre veja a porta
É importante conseguir ver a porta do seu quarto da cama. No entanto, você não quer que o pé da cama fique diretamente alinhado com a porta, porque isso é chamado de "posição funerária".
Em vez disso, posicione sua cama de modo que haja uma parede resistente atrás da cabeceira e uma visão diagonal ou lateral da porta. Dessa forma, estára se alinhando com seus instintos naturais, permitindo que você veja quem está entrando em seu espaço privado, adicionando uma camada extra de conforto e paz de espírito.
Nunca coloque sua cama em um canto
Você quer que três dos quatro lados da sua cama estejam abertos e livres para um fluxo de energia ideal. Isso significa que você deve evitar cantos e recantos estreitos, não importa o quanto isso possa maximizar sua metragem quadrada. Deixar três lados abertos faz você se sentir menos claustrofóbico e fisicamente mais livre, e também torna a arrumação da cama muito mais fácil.
Posicione sua cama longe do banheiro
Uma regra importante no Feng Shui é evitar colocar a cama encostada em uma parede que faça fronteira direta com o banheiro. A ideia é que sua cabeça e o vaso sanitário não compartilhem a mesma parede, o que pode afetar negativamente a qualidade do sono. Esse cuidado não é apenas por questões de ruído, mas também para garantir que a energia do ambiente flua de forma equilibrada, evitando a troca de energias que o banheiro pode trazer.
Evite tetos ou vigas inclinadas
Se você tem um quarto com paredes inclinadas, tetos abobadados ou com vigas, centralize a cama o máximo que puder. Colocar sua cama onde o teto é mais baixo pode levar a um sono mais agitado e energia reduzida, de acordo com os princípios do Feng Shui. Você quer que seu espaço de dormir pareça o mais aberto e convidativo possível.
Mesas laterais
É necessário entender que para essa filosofia chinesa, é muito importante organizar os objetos em pares. Isto é, ter duas mesas de cabeceira, dois travesseiros e dois pendentes.
Mesmo que só uma pessoa utilize o espaço e que não haja um relacionamento amoroso ali presente, os objetos precisam estar energizados em duplas, para que dessa forma se atraia boas vibrações e mantenha uma harmonia.
Cabeceira
Além disso, acredita-se que as camas devem ter cabeceiras. Elas também contribuem para uma melhor sensação de segurança. As opções estofadas ou de madeira possibilitam uma tranquilidade, ao contrário daquelas feitas de ferro robusto - que acabam deixando o ambiente pesado e com uma sensação de prisão.
Sem materiais de trabalho
Se o quarto é um ambiente para descanso e conexão consigo mesmo, por que levar trabalho para esse espaço, não é mesmo?
No quarto, o ideal é evitar materiais de trabalho e deixá-lo livre de tecnologia. Escolher um local específico para armazenar esses materiais, como separar outro cômodo para escritório é a melhor opção.
Além do mais, remover as TVs, eletrodomésticos e demais eletrônicos contribui para menos produção de energia ao redor dos usuários, isso porque o Feng Shui se estabelece no mundo natural e a tecnologia e artificialidade reduzem o nível de Chi no ambiente. Além de emitirem luz azul que prejudicam o sono.
Cuidado com os espelhos
Esses objetos não são proibidos dentro dos quartos, até porque eles são úteis na hora dos usuários se arrumarem, mas eles não podem ser posicionados em um local que reflita a imagem de quem está dormindo. Isso porque, de acordo com a técnica do Feng Shui, o espelho acelera as energias e impede uma boa noite de sono.
Tudo limpo e em perfeito funcionamento
É preciso estar atento se tudo está funcionando adequadamente, mantendo a estética e funcionalidade. Os objetos não podem ser quebrados. Nem pensar em paredes descascadas. Nem em problemas com a rede elétrica e hidráulica, além do mais, os tecidos devem estar conservados.
Que tal experimentar essas mudanças e perceber o impacto no seu dia a dia? Afinal, um ambiente equilibrado reflete diretamente na nossa saúde e na forma como encaramos a vida.
Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design
Comments