O futuro do planeta é a sustentabilidade. Vivemos em tempos onde é preciso repensar o consumo e fazer escolhas mais inteligentes e conscientes.
Todas as áreas da nossa vida uma hora ou outra passarão por algum reajuste que acompanhe o mundo atual em que vivemos.
O planeta clama por uma mudança e cabe a nós optarmos por melhores alternativas para questões do nosso dia a dia. Tendo isso em mente, a decoração certamente também acompanha e continuará acompanhando essa tendência crescente.
Hoje em dia já existem marcas de móveis e objetos decorativos sustentáveis que passam pelo processo de produção de forma menos prejudicial ao meio ambiente e que beneficiam a sociedade como um todo.. Mas, você também pode e deve praticar isso com as suas próprias mãos, colocando os 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) em prática. Reaproveitando itens já usados, você dá um novo significado para o objeto e já ajuda o mundo a ser um lugar melhor.
É por isso que hoje separamos algumas ideias e opções para você sair por aí dando um novo sentido para as coisas que já não tem mais o uso inicial para que foram propostas.
CARRETEL DE MADEIRA
Originalmente usado para organizar fios, cabos e cordas, o carretel pode ser transformado em uma linda mesa para sua casa.
Tudo o que você precisa para fazer isso é de uma lixa para madeira, um impermeabilizante e se quiser fazer algo diferente utilize uma tinta acrílica a base d’água e um pincel (se for pintar, usar o impermeabilizante depois e não antes).
GARRAFAS E POTES DE VIDRO
- Transformar em belos vasos para flores e plantas;
- Fazer um minijardim, como um terrário, dentro do pote ou garrafa;
- Usar como luminária;
- Estilizá-los à sua maneira, fazendo colagem ou pintando-os;
- Transformá-los em porta retratos colocando fotografias dentro do próprio pote;
- Usá-los como porta-treco de diversas coisas, como talheres, pincéis de maquiagem, lápis, canetas e velas.
CAIXOTES DE MADEIRA
Os caixotes de feira podem ser usados como prateleiras, estantes, bancos, caixas organizadoras, cachepôs para plantas, fruteiras e ainda mesinhas para apoiar objetos.
Aqui você também pode usar uma lixa de madeira, um impermeabilizante e tinta. Além de pregos e um martelo se decidir criar.
ESCADA
A escada de madeira ou de metal pode virar um lindo móvel de decoração. Para a de madeira usa-se o mesmo método do carretel e dos caixotes, já para a de metal usa-se a lixa e a tinta spray para metal.
Com essas pequenas reformas e talvez a adição de algumas tábuas nos degraus, a escada ganha uma cara nova e você consegue repaginar o visual da sua casa.
Existem inúmeras outras opções para repaginar algum objeto e transformá-lo em algo charmoso.
Mas, além disso, existem algumas ações que também ajudam a fazer com que fiquemos de bem com o meio ambiente na hora de decorar o nosso lar. Como por exemplo:
- Ter menos coisas e ter somente objetos que são realmente necessários. Menos é mais! Reduzir o consumo e repensá-lo sempre serão atitudes benéficas a natureza.
- Escolher produtos de materiais sustentáveis. Observe a origem, como esse produto chegou até você, a preocupação socioambiental da marca e como e do que é feita a embalagem.
- Dar preferência por comprar de produtores locais. Além de fazer com que a economia gire no lugar onde você mora, você causa menos impacto na natureza, pois terão menos poluentes sendo liberados no ar pelo transporte.
- Usar a iluminação natural do Sol. Com isso você poupa energia elétrica, economizando dinheiro e recursos.
- Usar lâmpadas mais econômicas.
- Usar conscientemente a água. Instalar arejadores nas torneiras, por exemplo, ajuda na economia da água.
- Colocar plantas e flores na sua casa. Além de filtrarem o ar, as plantinhas podem levantar o astral e beneficiar psicologicamente quem frequenta o ambiente, sem contar que as plantas são ótimas para decorar.
Colocando em prática essas dicas pode ter certeza de que estará atuando para a melhoria das questões ambientais, ainda que de forma pequena. Se cada um fizer a sua parte, o planeta inteiro se beneficiará.
Autor: Bruna Domingues (Blog da Lopes) + Inside Arquitetura & Design
Comments