Você sabe o que é cottagecore? Também conhecido como farmcore ou countrycore, o estilo ficou famoso pela primeira vez em 2018 nas redes sociais e desde então se tornou um movimento forte nos círculos de decoração.
Descubra como o estilo resgata a simplicidade e a conexão com a natureza, transformando espaços em verdadeiros refúgios acolhedores!
O cottagecore é mais do que uma tendência de moda ou decoração: é uma celebração da vida simples no campo, da conexão com a natureza e do resgate de tradições manuais. Inspirado pela idealização de um estilo de vida rural europeu, o cottagecore tem ganhado espaço em lares que buscam uma atmosfera acolhedora.
Entre as principais características que definem esse estilo na decoração estão:
1 - Do It Yourself
A base da vida no campo é aprender uma habilidade manual ou artesanato. Pode ser pintura, crochê, bordado, fabricação de velas, panificação, jardinagem etc. Basta criar algo com suas próprias mãos!
2 - Materiais naturais
Madeira, cerâmica artesanal, linho e algodão. Esses materiais trazem textura e autenticidade ao ambiente.
3 - Auto-suficiência
Em vez de fazer as suas compras no mercado, que tal plantar a sua própria comida? Cultive um pequeno jardim na área livre de um corredor, embaixo da escada ou na varanda.
4 - Paleta de cores suaves
Opte por tons terrosos, verdes suaves, beges, cremes e pastel para criar uma atmosfera calma e acolhedora.
5 - Elementos vintage
Troque itens de plástico por copos e pratos antigos e outros daqueles itens que parecem contar uma história, como móveis com acabamento rústico.
6 - Estampas florais e xadrez vichy
Muito presentes em tecidos de cortinas, almofadas ou até mesmo nas paredes, essas estampas evocam o romantismo e a vida no campo.
Ao contrário do rústico e provençal, o cottagecore tem uma abordagem menos formal e ornamentada, buscando uma estética que reflete simplicidade e aconchego.
O estilo celebra o imperfeito, o artesanal, e privilegia uma estética mais afetiva. Não se trata de criar um espaço visualmente perfeito, mas, sim, de projetar um ambiente que seja um verdadeiro lar, cheio de memórias!
Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design
Comments