Em português, ao pé da letra, significa Estante de Livros Rica, o que também pode ser traduzido como uso de livros para decoração de espaços. Quer dizer que seus livros que estão naquela prateleira discreta ou dentro de um armário podem se tornar acessórios principais da personalização e embelezamento da sua sala, escritório e até da cozinha.
Já a riqueza citada na expressão em inglês fica por conta do justo valor atribuído às peças literárias, ao conhecimento, à cultura e à arte.
No entanto, essa reinvenção artisticamente bagunçada da estante tradicional é algo um pouco mais complicado. Envolvendo uma coleção eclética de arte, plantas pendentes, vasos, aromas para casa e livros exibidos de uma maneira gloriosamente aleatória.
Bookshelf Wealth faz referência a um estilo de design que tem como base a versatilidade cultural e a personalização de espaços com uso de conhecimento pessoal, experiências, cores, texturas e tamanhos.
Elas devem ser curadas, em vez de cultivadas, o que significa que apenas as coisas que você realmente ama devem ser exibidas. Deve parecer que levou anos para serem feitas: objetos coletados ao longo do tempo, talvez tenham sido pegos em viagens, heranças de família - ou tenham algum valor pessoal. Então, não vale encenação!
Os instrumentos para utilização do estilo Bookshelf Wealth são as variações de formatos, categorias e ilustrações dos livros somadas às referências do ambiente que se pretende decorar, é uma chance de realmente adicionar personalidade e estilo a um cômodo. Agora… como? Vem conferir nos próximos tópicos!
Defina os tipos de estantes e móveis que serão usados
Aquela estante enorme na parede da sala, como em lindas bibliotecas de filmes, pode ceder lugar a prateleiras organizadas em módulos, com a opção de ser modificadas conforme a vontade e a necessidade de aumentar ou diminuir a quantidade de livros.
Há ainda opções de móveis feitos em aço, pallets e acrílico, e em formatos criativos, como na diagonal, triangulares e com curvas.
Use apenas livros que você possui e adora
A essência é utilizar apenas livros que você realmente leu! Aqueles que podem se tornar tema de conversas e trocas com amigos e familiares. Por isso, não corra a sebos e bibliotecas com o objetivo de selecionar e adquirir cores de capas ou títulos de livros clássicos, cult e intelectuais.
Se você não leu, não atingirá a riqueza desta forma de decoração que é, exatamente, ler!
Não seja preciso sobre como você classifica os livros
Tudo o que não existe em Bookshelf Wealth é o minucioso, o sistemático e o preciso.
Mesmo que você queira expor alguns belos livros de capa dura ou uma coleção de romances clássicos, você ainda pode criar aquele visual de "riqueza de estante" aninhando seus livros entre alguns suportes decorativos ou tente simplesmente empilhar alguns e colocar um pote, jarra ou vaso em cima para criar um verdadeiro destaque na estante.
Estilo que se adapta à sua personalidade
Adicione quadros, porta-retratos, gravuras e pôsteres ao ambiente de sua estante rica. Pontos de luz, cerâmicas, plantas, almofadas, poltronas e puffs também são sugestões bem-vindas para levar mais aconchego à sua casa.
Então, se você gostou dessa proposta explore cada cantinho da sua casa e incorpore essa tendência!
Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design
Comments